Socorristas: os profissionais que chegam primeiro e iniciam a missão de salvar vidas

Em momentos de emergência, quando cada segundo é decisivo, são eles que chegam primeiro. Os socorristas têm uma das missões mais importantes no atendimento à população: prestar os primeiros cuidados, oferecer segurança e iniciar o caminho do socorro até a unidade de saúde.
Muito além de conduzir uma ambulância, esses profissionais trabalham na linha de frente, enfrentando situações de risco, acidentes, momentos de dor e desafios que exigem preparo, equilíbrio emocional e, acima de tudo, dedicação ao próximo.
Em Itaporã, essa missão é representada pela história dos irmãos Márcio Xavier e Odair Xavier, servidores da Prefeitura Municipal de Itaporã, que completaram 20 anos de atuação como condutores socorristas.
Os irmãos foram aprovados em concurso público em 2006 e assumiram suas funções no dia 25 de junho daquele ano, quando iniciaram os trabalhos no setor de ambulância do município. Desde então, construíram uma trajetória marcada pelo compromisso, responsabilidade e dedicação ao atendimento da comunidade.
Ao celebrar duas décadas de profissão, Márcio Xavier compartilhou um depoimento emocionado sobre sua caminhada:
“Hoje é um dia muito especial para mim: celebro 20 anos como condutor socorrista. Olhando para trás, vejo duas décadas dedicadas a uma missão que vai muito além de dirigir um veículo; trata-se de estar na linha de frente, buscando sempre o melhor caminho e a agilidade necessária para salvar vidas.”
Márcio relembrou também os desafios enfrentados ao longo da carreira, incluindo o período da pandemia da Covid-19, quando os profissionais de emergência tiveram ainda mais importância no atendimento à população.
“Ao longo desses 20 anos, enfrentei desafios imensos como a Covid-19 e vivi momentos que moldaram quem sou hoje, mantendo sempre o compromisso com a excelência e o cuidado com o próximo.”
Odair Xavier também destaca o orgulho de fazer parte dessa profissão. Para ele, poder ajudar pessoas em momentos difíceis e ser um instrumento no atendimento e no cuidado com vidas é uma das maiores realizações da carreira.
A dedicação dos irmãos representa a importância de todos os socorristas que diariamente colocam seus conhecimentos a serviço da população. São profissionais que muitas vezes chegam antes de todos, levando atendimento, esperança e apoio quando alguém mais precisa.
O MS Hoje parabeniza Márcio e Odair Xavier pelos 20 anos de dedicação e reconhece o trabalho de todos os socorristas que fazem da profissão uma verdadeira missão de salvar vidas.
Siga nossos perfis nas redes sociais Facebook , Instagram e acesse o Grupo do WhatsApp bate-papo ou WhatsApp Notícias para ficar por dentro de todas as matérias, novidades e sorteios.
Fonte: MS Hoje Ponto Com/Antonino Rebeque.





