🔊 LEITOR DE ARTIGO

Escola Antônio João Ribeiro recebe Projeto Planetário Itinerante da UEMS – Dourados

O Planetário Itinerante da UEMS lançou o projeto Os Céus do Biomas em comemoração ao centenário de surgimento do primeiro planetário no mundo, uma criação que representou um avanço científico e tecnológico para a representação e compreensão do espaço.

Historicamente, os planetários iniciaram com o objetivo de representar o céu noturno, identificar estrelas e constelações, e mostrar o movimento dos planetas. A evolução tecnológica, com a digitalização dos sistemas de projeção e a possibilidade de incluir imagens e vídeos em alta definição, permitiu que os planetários se tornassem espaços mais imersivos e educativos. O Planetário é um Espaço de Ciências dedicado à popularização da ciência da Astronomia, mas que pode, dependendo da tecnologia empregada abranger outras áreas do conhecimento.

Atualmente, o Planetário Itinerante da UEMS é parceiro de diferentes projetos de extensão, além de neste ano ter lançado um projeto próprio: Os Céus do Biomas. O mesmo vai permitir alcançar um público de cerca de 8000 pessoas, sendo a maioria estudantes e professores da Educação Básica da rede estadual, e em específico da CRE5/SED, Coordenadoria Regional de Educação (Dourados e Região).

O lançamento do projeto Céus dos Biomas aconteceu no dia 07 de maio em parceria com a Escola Estadual Antônio João Ribeiro, em Itaporã, coordenado pelo professor da UEMS Edmilson de Souza. Na data de 07 de maio de 2025 comemora-se o centenário da abertura do primeiro planetário aberto ao público, em Munique, na Alemanha. Esse momento, de comemoração do centenário dos planetários, e essa parceria com a E.E. Antônio João Ribeiro é de muita importância para a equipe do Planetário Itinerante da UEMS, que está quase há duas décadas atendendo a população sul-mato-grossense, mas que desde a pandemia não realizavam mais atividades com essas características. No caso da Escola Antônio João Ribeiro, o projeto deve atender todos os estudantes da escola (algo que até então nunca foi realizado pelo Planetário), e, além disso, realizar uma noite de observação noturna. Também, é a primeira vez que a equipe do Planetário realizará os atendimentos em diferentes etapas em uma mesma instituição educacional em todos os períodos de funcionamento.

A equipe pedagógica e docente da Escola Antônio João Ribeiro se sente honrada por ter sido contemplada com a iniciativa da UEMS, bem como ser a primeira unidade escolar onde o projeto está sendo desenvolvido. O diretor adjunto prof. Cláudio Cristhiano Nogueira, acompanhou toda a organização e montagem dos equipamentos na unidade escolar, assim como o escalonamento das turmas dos 6º aos 8º anos do Ensino Fundamental e responsáveis em acompanhar os educandos. De acordo com Cláudio Cristhiano, essa primeira etapa foi muito interessante e os estudantes participaram com muito entusiasmo ao projeto, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de diversas áreas do conhecimento.

Siga nossos perfis nas redes sociais Facebook , Instagram e acesse o Grupo do WhatsApp bate-papo ou WhatsApp Notícias para ficar por dentro de todas as matérias, novidades e sorteios.

As matérias da redação Itaporã O Jornal possuem direitos autorais.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe.

Rolar para cima
Ativar notificações Sim Não Obrigado