🔊 LEITOR DE ARTIGO

Alerta de golpe: inscrições para o CNU 2025 não estão abertas

Crédito reprodução.

Circulam nas redes sociais publicações, com data de março de 2025, que simulam o site do governo e anunciam inscrições para o Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025. É #FAKE.

O que dizem as publicações falsas?

No Facebook e no Instagram, inúmeros anúncios pagos exibem cartazes com rostos de jovens e logotipos do governo federal e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Um texto mentiroso afirma: “Concurso Nacional Unificado. Já é o maior concurso em inscrições. Hoje é o último dia! Inscreva-se no concurso CNU agora ou vai ficar de fora! “.

Ao clicar no cartaz, o leitor é levado à página cnu.inscricoesabertascnu, que não tem nenhuma relação com o site do governo.

O formulário do endereço exige dados como número do CPF e endereço, além do pagamento de taxas que vão de R$ 60 a R$ 90.

O pagamento via PIX vai para uma intermediadora que esconde o destinatário final dos valores.

O que diz o Ministério da Gestão e Informação?

Em 9 de março de 2025, a pasta divulgou o seguinte alerta nas redes sociais:

“O MGI informa que as inscrições para o CNU 2025 ainda não estão abertas. Fique atento e não caia em golpes! Infelizmente, golpistas estão tentando enganar as pessoas com informações falsas sobre abertura das inscrições”.

Em e-mail enviado ao Fato ou Fake, a assessoria de imprensa do ministério explicou que o edital do CNU 2025 ainda nem foi lançado, reforçando que informações seguras estão no site oficial (www.gov.br/gestao/concursonacional), e afirmou:

“Esse [do anúncio] é um site falso. No domingo (9) os golpistas usavam outro endereço (cnu.inscricaocnu.site), que já foi derrubado, após o MGI acionar os órgãos competentes por meio do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (Cisc GOV.BR)”.

Em entrevista concedida em 5 de fevereiro de 2025, a ministra da Gestão, Esther Dweck, disse que o plano da pasta é lançar o edital da segunda edição do CNU no final do primeiro trimestre deste ano.

O que diz a Meta?

Procurada pelo Fato ou Fake, a Meta (empresa que controla o Facebook, o Instagram, o WhatsApp e Threads) afirmou que não permite atividades que tenham como objetivo enganar, fraudar ou explorar terceiros.

“Estamos sempre aprimorando a nossa tecnologia para combater atividades suspeitas. Também recomendamos que as pessoas denunciem quaisquer conteúdos que acreditem ir contra os Padrões da Comunidade do Facebook, das Diretrizes da Comunidade do Instagram e os Padrões de Publicidade da Meta através dos próprios aplicativos”, diz a nota.

Siga nossos perfis nas redes sociais Facebook , Instagram e acesse o Grupo do WhatsApp bate-papo ou WhatsApp Notícias para ficar por dentro de todas as matérias, novidades e sorteios.

Por G1.

As matérias da redação Itaporã O Jornal possuem direitos autorais.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe.

Rolar para cima
Ativar notificações Sim Não Obrigado