🔊 LEITOR DE ARTIGO

Justiça Eleitoral vai destruir 195 mil urnas eletrônicas sem condição de uso

(Foto: Arquivo/Campo Grande News).

TSE (Tribunal Superior Eleitoral) iniciou o descarte de 195 mil urnas eletrônicas fora de uso em todo o país. Os equipamentos irão por um processo de desmonte e reciclagem, garantindo o reaproveitamento de 98% dos materiais. A iniciativa segue normas ambientais e de segurança eleitoral.

 As urnas eletrônicas são utilizadas por cerca de dez anos ou seis eleições antes do descarte. Durante o processo, os equipamentos e suprimentos são recolhidos, desmontados e separados por tipo de material, como plástico, metal e componentes eletrônicos.

Após a descaracterização, que inclui moagem ou quebra em partes menores, os resíduos são destinados à reciclagem, enquanto os não reaproveitáveis seguem para aterros certificados.

Em nota à imprensa, o TSE informou que até 21 de fevereiro já havia descaracterizado 52% das urnas previstas para descarte. A empresa responsável pelo processo deve comprovar a destinação correta dos materiais, seguindo auditoria realizada por servidores da Justiça Eleitoral.

O procedimento integra o Plano de Logística Sustentável do TSE 2021-2026, estabelecido pela portaria de nº 98/2023.

Siga nossos perfis nas redes sociais Facebook , Instagram e acesse o Grupo do WhatsApp bate-papo ou WhatsApp Notícias para ficar por dentro de todas as matérias, novidades e sorteios.

Por Gustavo Bonotto/Campo Grande News.

As matérias da redação Itaporã O Jornal possuem direitos autorais.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe.

Rolar para cima
Ativar notificações Sim Não Obrigado