Itaporã acende alerta sobre epidemia de Dengue e Chikungunya

Situação é preocupante no distrito de Montese.
Em Itaporã a Gerência de Saúde, através DECOE, dos Agentes de Saúde, do Comitê de Combate à Dengue e de todos os órgãos envolvidos, está em alerta máximo e mobilizada para conter uma possível epidemia de Dengue e Chikungunya no município.
Atualmente, já são 56 casos suspeitos, com três confirmações de Dengue e quatro de Chikungunya, o que preocupa as autoridades sanitárias. Diante desse cenário, as equipes iniciaram ações emergenciais para bloquear a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, além do Zika vírus.
Segundo o gerente de Saúde Vinicio de Faria a situação no Distrito de Montese é ainda mais preocupante, pois apresenta o maior índice de infestação. Por isso, o DECOE irá intensificar as atividades de rotina e reforçar o bloqueio da doença com a aplicação de inseticida (fumaçê).
O combate ao mosquito não depende apenas do poder público, mas exige a participação ativa da população. Algumas medidas essenciais incluem:
✅ Evitar o acúmulo de água parada em pneus, tambores, tanques e lonas plásticas;
✅ Lavar bebedouros de animais pelo menos uma vez por semana;
✅ Colocar areia nos pratinhos de plantas;
✅ Manter fossas e caixas d’água bem vedadas;
✅ Verificar acúmulo de água em calhas e lajes.
A guerra contra o Aedes aegypti se intensifica nesta época do ano e é prioridade do sistema de saúde. “É essencial conscientizar a população sobre a gravidade dessa infestação. Somente juntos poderemos vencer esse mal”, enfatizou o coordenador do Controle de Endemias, Gilberto Linhares.
Siga nossos perfis nas redes sociais Facebook , Instagram e acesse o Grupo do WhatsApp bate-papo ou WhatsApp Notícias para ficar por dentro de todas as matérias, novidades e sorteios.
Por Assecom/Gerência de Comunicação