Duas cidades de MS registram tremor de terra

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação.

A terra “tremeu”  em duas cidades de Mato Grosso do Sul durante os últimos dias, segundo dados da Rede Sismográfica Brasileira (RSB).

Segundo a organização, o Estado vivenciou uma sequência de pequenos tremores de terra. Esses tremores, de magnitude 2.1 Mlv e 2.1 mR, respectivamente, ocorreram em Miranda, na manhã da última terça-feira (26) e em Ladário, todas na região do Pantanal. 

Apesar do susto, esses eventos sísmicos são de baixa intensidade e relativamente comuns no Brasil. Segundo a SRB, esses abalos são causados por pressões geológicas que movimentam pequenas fraturas na crosta terrestre. 

Ao contrário do que muitos pensam, Mato Grosso do Sul, apesar de estar localizado em uma área com menor atividade sísmica na placa sul-americana, não é imune a tremores de terra. a ocorrência de tremores de terra como os de Miranda e Ladário, são possíveis de acontecer devido a presença de falhas geológicas e dinâmicas da Terra.

Tremor em Coxim

O último tremor de terra considerável em MS ocorreu em 2022, na cidade de Coxim. Na ocasião, moradores de Coxim ficaram assustados depois de sentirem tremor de terra em vários pontos da cidade.

À época, a imprensa local sustentou a hipótese de que o abalo foi possivelmente  causado pela explosão em uma pedreira, distante a 25 quilômetros do centro da cidade.
A imprensa local sustenta a hipótese de que abalo pode ter sido causado pela explosão em uma pedreira, distante a 25 quilômetros do centro da cidade.

Funcionária da prefeitura do município, Poliana Oliveira Barbosa, de 18 anos, disse que “foi um susto!”. Segundo ela, o tremor aconteceu por volta de 12h30min. “A cidade toda sentiu. Desde quem mora perto da BR até o centro”.

Siga nossos perfis nas redes sociais Facebook , Instagram e acesse o Grupo do WhatsApp bate-papo ou WhatsApp Notícias para ficar por dentro de todas as matérias, novidades e sorteios.

Por Alexandra Cavalcanti/Correio do Estado.

As matérias da redação Itaporã O Jornal possuem direitos autorais.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe.

Rolar para cima
Ativar notificações Sim Não Obrigado