Aviso: MS-156 que liga Itaporã a Dourados está bloqueada pelos indígenas

Reprodução/Instagram Bronka.

As principais lideranças indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó de Dourados amanheceram nesta segunda-feira (25) espalhando galhos de árvores e pedaços de concreto em alguns trechos da rodovia MS-156 que corta a Reserva Indígena, que vai permanecer fechado ao tráfego de veículos “por tempo indeterminado”.

De acordo com o cacique Ramão Fernandes, da aldeia Jaguapiru, após o anúncio feito no final de semana desse bloqueio, “mandaram um caminhão-pipa aqui na noite de domingo (24), mas isso não resolve, vem um dia e no outro já não vem”.

Ramão disse ao repórter Bronka que os índios não vão mais aceitar “que venham aqui passar mel na nossa boca, queremos solução definitiva”. Até um trator foi colocado no meio da pista. “Agora é tudo ou nada”, prometeu.

Segundo o cacique, além das famílias da Reserva, as dificuldades com a falta d’água atingem também usuários e funcionários das escolas e unidades de saúde da Reserva.

No final de semana, o prefeito Alan Guedes firmou um acordo com o Dsei (o Distrito Sanitário Especial Indígena) para a perfuração de alguns poços no interior das aldeias.

Em outros trechos de rodovias do Estado, cortados por aldeias, também há protestos em solidariedade ao movimento lançado em Dourados e também contra a proposta que ainda tramita no Congresso sobre o Marco Temporal das terras indígenas.

Siga nossos perfis nas redes sociais Facebook , Instagram e acesse o Grupo do WhatsApp bate-papo ou WhatsApp Notícias para ficar por dentro de todas as matérias, novidades e sorteios.

Por Redação Douranews.

As matérias da redação Itaporã O Jornal possuem direitos autorais.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe.

Rolar para cima
Ativar notificações Sim Não Obrigado