Alerta: indígenas ameaçam bloquear MS-156 que liga Itaporã a Dourados
Foto ilustração: Dourados Informa.
Moradores das aldeias Bororó e Jaguapiru, que juntas formam a comunidade indígena mais populosa de Mato Grosso do Sul, com quase 20 mil habitantes, sofrem com a falta de água. O problema é antigo e ao longo dos anos virou bandeira de promessas políticas, mas a solução mesmo, nunca saiu do papel.
Parece notícia repetida, mas não é. No período mais quente e mais seco da história recente na região sul de Mato Grosso do Sul, seres humanos não têm água para beber, cozinhar, lavar roupas e tomar banho.
Cansados de tantas promessas sem solução, a comunidade se organiza para novos protestos para cobrar ações concretas. No ano passado, para reivindicar abastecimento de água, os indígenas bloquearam a MS-156 por dois dias.
Agora, pretendem fechar a estrada entre Dourados e Itaporã e só reabrir após a água chegar às residências. “Se for preciso vamos abrir uma vala na estrada que passa pelas nossas terras. Não aguentamos mais, a situação está ainda pior”, disse ao Campo Grande News o pastor Valdemir Ribeiro Ramires.
Imagens enviadas pelos moradores mostram reservatórios vazios, torneiras secas e crianças ajudando a carregar de bicicleta a água coletada em um córrego próximo, com suspeita de contaminação por agrotóxico.
Siga nossos perfis nas redes sociais Facebook , Instagram e acesse o Grupo do WhatsApp bate-papo ou WhatsApp Notícias para ficar por dentro de todas as matérias, novidades e sorteios.
Por Helio de Freitas, de Dourados/Campo Grande News.