Onda de calor que atua em MS é atualizada e segue até quarta-feira com umidade baixa
Foto: Henrique Arakaki, Midiamax.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) atualizou dois alertas climatológicos para Mato Grosso do Sul no início desta nesta terça-feira (24) referentes ao calor e umidade do ar.
No último domingo (22) foi emitido alerta de onda de calor classificado de severidade como de perigo potencial. O comunicado se encerraria nesta terça-feira, mas foi prorrogado e atualizado para ‘perigo’ até pelo menos às 23h59 desta quarta-feira (25).
O alerta chama a atenção da população para risco à saúde gerado pelas temperaturas de ao menos 5°C acima da média durante período mínimo de 3 dias.
Além desse cenário, a maior parte do Estado também está sob alerta de perigo devido à baixa umidade relativa do ar. Com exceção do sul de Mato Grosso do Sul, o território pode registrar nesta terça-feira umidade entre 20% e 12%.
Essa realidade apresenta risco de incêndios florestais e à saúde. Além disso, favorece o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
A recomendação é que a população evite ao máximo a exposição solar, aumente a ingestão de água, use hidratantes na pele e umidifique os ambientes.
Nesta terça, Mato Grosso do Sul segue sob atuação de calor intenso e névoa seca, com máximas que podem chegar aos 44°C em várias cidades do Estado.