Atletas da Associação Yada de Judô brilham no Campeonato Brasileiro Sub-13 e Sub-15
Fotos: equipe Yada.
Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2024, os jovens judocas da Associação Yada de Judô, representando Mato Grosso do Sul, mostraram todo o seu talento no Campeonato Brasileiro Sub-13 e Sub-15, realizado em Curitiba, Paraná. O evento reuniu os melhores atletas das categorias de base de todo o país e foi uma verdadeira celebração do judô, destacando a habilidade e a dedicação dos competidores.
Os atletas de Mato Grosso do Sul mostraram a força do judô do estado ao conquistar um total de 12 medalhas. Foram 2 medalhas de ouro, 3 de prata e 7 de bronze, desempenho que garantiu ao estado a quarta posição na classificação geral, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro (1º), São Paulo (2º) e Rio Grande do Sul (3º), estados com forte tradição no judô nacional.
Entre os destaques da Associação Yada de Judô de Itaporã, Emanuely Ávila Pinto brilhou ao conquistar a medalha de bronze na categoria Sub-13 Feminino Meio-Leve (-34kg). Outro jovem atleta, Davi Galdino Gomes dos Santos, alcançou o 5º lugar na categoria Sub-13 Masculino Médio (-47kg), demonstrando grande potencial e determinação. Outros judocas de Itaporã que se destacaram incluem Sarha Gabriely Chaves da Silva, que ficou em 7º lugar na categoria Sub-15 Feminino Superpesado (+70kg), e Ediezer Ávila Pinto, que também conquistou o 7º lugar na categoria Sub-15 Masculino Ligeiro (-45kg). Patrícia Mamedio Ortiz competiu com garra na categoria Sub-13 Feminino Pesado (-60kg), mostrando a diversidade e a força dos judocas da região.
Segundo a Confederação brasileira de Judô-CBJ, “o judô é reconhecido como uma das melhores modalidades esportivas para crianças e adolescentes, devido ao seu caráter educativo e ao desenvolvimento de habilidades motoras. A prática do judô é baseada em uma pedagogia lúdica e divertida, especialmente nas fases iniciais, o que facilita o aprendizado e desperta o interesse dos jovens pelo esporte. Com o tempo, o judô competitivo oferece aos atletas a oportunidade de experimentar as emoções da vitória e aprender a lidar com as frustrações da derrota, contribuindo para o seu crescimento pessoal e formação de caráter.”
O desempenho dos jovens atletas da Associação Yada em Curitiba é um indicativo de que o futuro do judô em Itaporã é promissor. Com a dedicação dos atletas, o apoio das famílias, da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS), do poder público e de colaboradores, além da orientação dos capacitados professores Senei Kely Yada e Gabriel Yada, esses jovens têm o potencial de conquistar ainda mais vitórias e elevar o nome de Itaporã no cenário nacional do judô.
Siga nossos perfis nas redes sociais Facebook , Instagram e acesse o Grupo do WhatsApp bate-papo ou WhatsApp Notícias para ficar por dentro de todas as matérias, novidades e sorteios.
Fonte AYJ.