VESTIBULAR 2025: Entenda os requisitos para a gratuidade da taxa de inscrição na UFGD
Divulgação.
Os candidatos ao Vestibular 2025 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) têm até 25 de agosto para solicitar a isenção (gratuidade) da taxa de inscrição, que custa R$ 120. Este vestibular oferece 1.459 vagas, sendo 979 vagas nos 33 cursos presenciais e 480 vagas nos cinco cursos a distância.
Vários grupos têm direito à isenção, especificamente quando o vestibulando se encontra nas seguintes situações:
– cursando, em 2024, o 3° ano do ensino médio em escola pública;
– com família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa e que cursou o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada;
– indígena, quilombola, pessoa com deficiência, transexual, transgênero, travesti ou não binário que tenha estudado todo o ensino médio em escola pública ou tenha sido bolsista integral em escola privada;
– estrangeiro que está no Brasil na condição de refugiado, asilado, apátrida ou com qualquer outro visto de acolhida humanitária.
COMO SOLICITAR
Para solicitar esse benefício é preciso, primeiro, realizar a inscrição no vestibular pela Área do Candidato e clicar em “ISENÇÃO”. Em seguida, o candidato deve preencher o formulário de isenção e enviar pela internet os documentos indicados no formulário. A partir dos dados inseridos no formulário, o sistema indicará quais documentos são necessários para comprovar a situação econômica. Para facilitar, sete documentos estão disponíveis nas páginas dos vestibulares: declarações de renda, de ausência de renda, de recebimento de pensão alimentícia, de estudante de escola pública, de identidade de gênero e de pertencimento étnico indígena ou quilombola.
No dia 3 de setembro, a UFGD divulgará a lista de pessoas que tiveram o pedido de isenção aceito (deferido). Quem tiver o pedido de isenção negado (indeferido) poderá pedir recurso nos dias 4 e 5 de setembro, com a possibilidade de enviar documentos que possam ter faltado no primeiro envio. Se, mesmo assim, o recurso não for aceito, o candidato tem até 16 de setembro para fazer o pagamento da taxa de inscrição de R$ 120, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência bancária, durante o horário de expediente do banco. É importante ressaltar que, antes do dia 3 setembro, continuará aparecendo “aguardando pagamento” na área do candidato. O status só vai mudar quando e se o pedido de isenção for deferido.
Para entrar na UFGD, a única cobrança feita é essa taxa de inscrição no vestibular, pois todos os cursos são gratuitos, ou seja, não é necessário pagar mensalidade.
COTAS E PROVAS
Muitas das pessoas que podem solicitar isenção de taxa também têm direito a vagas reservadas (cotas) no vestibular. Do total de vagas oferecidas, aproximadamente 50% são reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, com recorte sobre a renda familiar e cotas para negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme o último censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a legislação sobre as cotas nas universidades federais.
As provas objetiva e de redação do Vestibular 2025 acontecerão das 13h às 18h30, no dia 20 de outubro, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas. A previsão é que o resultado final seja divulgado em 19 de dezembro e o edital de convocação para matrícula em 10 de janeiro de 2025.
LINKS
Página oficial do Vestibular PSV-2025/UFGD:https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/processo-seletivo-vestibular-psv/psv-2025
Informações sobre os cursos: https://portal.ufgd.edu.br/portal/cursos-de-graduacao/index.
Matéria: Jornalismo ACS/UFGD.