Itaporaenses com deficiência visual terão mais facilidade para votar nas eleições de 2024
Neste ano de 2024, ocorrerá as eleições para prefeito e vereadores, para facilitar para as pessoas com deficiência visual, na hora da votação, as urnas serão enviadas com uma nova voz sintetizada, que irá auxiliar durante todo o processo. Batizada como Letícia, a voz é da cantora Sara Bentes, de Volta Redonda (RJ), que nasceu com deficiência visual.
Mais autonomia e preservação total do sigilo do voto. Além de oferecer instruções básicas para dar início ao processo, a ferramenta de sintetização informará o cargo que está em votação no momento, os números digitados e o nome da candidatura escolhida. Ao entrar na seção eleitoral e se identificar, o Itaporaense deverá comunicar a deficiência visual à equipe de mesárias e mesários, que habilitará a urna e entregará fones de ouvido para uso durante a permanência na cabine eleitoral.
Todos os modelos de urna utilizados nos dias 6 (primeiro turno) e 27 de outubro (data do segundo turno) estarão equipados com a inovação. Atendendo a uma sugestão da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), a Seção de Voto Informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (Sevin/TSE) decidiu mudar toda a tecnologia por trás do sintetizador anterior, instalado nos equipamentos em 2020.
A voz de 2020, apesar de ser um avanço diante dos antigos áudios gravados nas urnas de 2000 a 2018 – que comunicavam o cargo em votação e os números das candidaturas, mas ainda não informavam o nome dos concorrentes -, a sintetização de voz necessitava de um toque mais “humano” para melhorar a compreensão das palavras pelo eleitorado com deficiência visual. Um trabalho minucioso em prol da democracia e inclusão de pessoas com deficiência no processo eleitoral brasileiro.
Acesse o Grupo ItaporaOJornal no Whatsapp, acompanhe o Facebook, Instagram e fique por dentro das novidades e sorteios.